RJ: Congresso discute legado dos Jogos Olímpicos para a segurança

0

O Ministério da Justiça investiu R$ 350 milhões na segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, montante aplicado principalmente na ampliação do sistema de monitoramento e no aprimoramento do comando e controle de ações preventivas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Cesgranrio, apontou que 90% dos turistas estrangeiros que passaram pelo Rio consideraram excelente e boa a segurança da cidade durante as Olimpíadas.

Grande parte do sucesso da segurança é consequência do aporte em tecnologia para monitoramento das ações na cidade. Para falar sobre isso, nos dias 23 e 24 de novembro acontece na capital fluminense o Congresso da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) com o tema “Tecnologia – O Legado dos Jogos Olímpicos para a Segurança no Rio de Janeiro”. O evento reunirá especialistas para debater a importância das ações preventivas de segurança neste evento, expor as estratégias e operações utilizadas e qual foi legado deixado para a cidade.

Entre os palestrantes do congresso estão profissionais que atuaram diretamente na segurança das Olimpíadas do Rio: Andrei Augusto Passos Rodrigues, Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos (Ministério da Justiça), Edval de Oliveira Novaes Junior, subsecretário de Comando e Controle (Secretaria de Estado de Segurança – Governo do Rio de Janeiro), e Moacyr Duarte, especialista em gerenciamento de riscos e planejamento de emergências da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No evento também será apresentada uma avaliação sobre o Estatuto da Segurança Privada (Projeto de Lei nº 4238/2012), atualmente em pauta no Congresso Nacional. A presidente da Abese, Selma Migliori, fará uma análise com foco no segmento de segurança eletrônica. O Estatuto propõe uma regulamentação para o setor, que ainda não possui uma legislação específica; a expectativa da etidade é a de que sua aprovação traga mais transparência ao mercado.

Deixe uma Resposta
BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close