Congresso quer discutir prevenção a crimes cibernéticos por meio da educação digital

0

Fonte: Agência Senado

Como proteger crianças e adolescentes de ameaças virtuais? Como assegurar aos internautas que seus dados sejam preservados? Como tornar uma sociedade mais preparada e consciente em relação aos crimes cibernéticos? Questões como essas serão debatidas por especialistas na audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta quarta-feira (13), às 10h30.

O pedido para a reunião partiu do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que lembra que as tecnologias modificaram a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras e com empresas e serviços.

O senador cita relatório de segurança digital de uma empresa especializada, segundo o qual, houve crescimento de a 44% no volume de ciberataques ocorridos entre o segundo e terceiro trimestres de 2017 no Brasil. “Mais que apenas números, os ciberataques têm evoluído em sofisticação, alvos e metodologias, dando ao cenário contornos epidêmicos”, afirma Cristovam ao justificar o pedido para a audiência.

Na opinião do senador, a solução para tantos desafios impostos pelo avanço da tecnologia passa, invariavelmente, pela educação, capaz de, por exemplo, ajudar no uso responsável da internet e na construção de um senso crítico que impeça o avanço das fake news.

Foram convidados o diretor do Laboratório de Segurança da PSafe, Emilio Simoni; o presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares Nunes de Oliveira; o ministro conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Carlos Oliveira; e a delegada da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do DF, Cristhiane Andrade França.

Deixe uma Resposta
BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close