Ataques de malware dobram nos primeiros seis meses de 2018, diz estudo

0

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Fonte: iPNews

O número global de ataques de malware chegou a 5,99 bilhões nos seis primeiros meses de 2018, um aumento de 102%, segundo os dados do Relatório de Ameaças Cibernéticas 2018 da SonicWall, fornecedora de segurança da informação. O documento mostra que o volume de malwares não mostra sinais de diminuição, mas sim de manutenção do crescimento. Em 2017, foram registrados 2,97 bilhões de ataques no mesmo período.

Outro dado alarmante é que os ataques ransomware – que tiveram uma queda significativa de 645 milhões para 184 milhões entre 2016 e 2017 – estão voltando com força total. Somente nos primeiros seis meses de 2018, já somam a quantia de 181,5 milhões de ataques. Isso representa um aumento de 229% em relação ao mesmo período de 2017.

Os pesquisadores da SonicWall também constataram que os ataques criptografados estão crescendo em níveis recordes para acompanhar a tendência do uso de criptografia. Em todo o ano de 2017, a empresa relatou que 68% das sessões foram criptografadas pelos padrões SSL/TLS. No primeiro semestre de 2018, 69,7% das sessões estão utilizando criptografia. Ataques criptografados aumentaram 275% em comparação com este período em 2017.

Isso traz desafios para as empresas, já que o tráfego criptografado consegue contornar os controles tradicionais de cibersegurança. Segundo a SonicWall, muitos gestores não estão ativando novas técnicas de mitigação, como inspeção profunda de pacotes de tráfego SSL e TLS (DPI-SSL). A empresa acredita que ataques criptografados vão se tornar padrão para a entrega de malware em pouco tempo.

Os dados do Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2018 foram coletados pela rede SonicWall Capture Threat, que coleta informações de dispositivos e recursos globais que contam com mais de 1 milhão de sensores de segurança em quase 200 países e territórios. O relatório analisa, também, informações colhidas através de vetores compartilhados entre os diversos sistemas de segurança SonicWall, como firewalls, segurança de e-mail e de endpoints, honeypots, sistemas de filtragem de conteúdo e sandbox.

Deixe uma Resposta

CREDENCIAMENTO DISPONÍVEL

Garanta sua credencial gratuita e participe do evento mais esperado para o setor de segurança na América Latina.
CREDENCIE-SE J!
close-link