Dez tendências para o setor de Segurança em 2021

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Quais as principais tendências, em curto prazo, para segurança eletrônica? A Hikvision, referência no setor, divulgou recentemente uma lista com dez movimentos que deverão agitar o mercado. Confira o resumo:

  1. Tecnologia de vídeo inteligente.
    Câmeras alimentadas por Inteligência Artificial serão mais utilizadas para permitir que empresas retomem as operações no contexto da pandemia. Elas monitoram locais com diversas pessoas, garantindo o cumprimento de protocolos sanitários (distanciamento social, uso de máscara e controle de fluxo), além de fornecerem rastreamentos iniciais de temperatura.
  2. Uma percepção multidimensional.
    Recursos como detecção por radar, imagens multiespectrais, medição de umidade e temperatura e detecção de pressão de gás estão sendo incluídos a câmeras de vídeo e sistemas. A inovadora detecção por ultravioleta (UV), por exemplo, pode até capturar fenômenos de arco elétrico invisível, aumentando a proteção em verificações de redes elétricas antigas.
  3. Visibilidade a qualquer momento e sob quaisquer condições.
    Câmeras front-end já são equipadas com tecnologia de imagem em baixa luminosidade, para garantir captura e reprodução permanente de imagens coloridas. E dispositivos com imagens térmicas garantem visibilidade em condições extremas como chuva forte, neve, nevoeiro ou poluição atmosférica.
  4. Tecnologia 5G para UHD e segurança com vídeo sem fio.
    A maior largura de banda e a menor latência do 5G vão possibilitar a adoção de câmeras de ultra-alta definição (UHD) e ampliar as instalações de câmeras sem fio. A tecnologia 5G também facilitará a implantação ampla e rápida de aplicativos com IA.
  5. Convergência de sistemas de segurança.
    Profissionais de segurança e consumidores esperam a integração dos sistemas – vídeo, controle de acessos, alarme, prevenção de incêndio e gerenciamento de emergência em uma plataforma unificada. Os benefícios são múltiplos, sendo os principais a eficiência e a relação custo-benefício.
  6. Transformação digital de empresas habilitada por sistemas de segurança por vídeo.
    Capacitadas por análises de IA, as soluções inteligentes de segurança por vídeo aprimoram a automação e a eficiência operacional em vários mercados verticais, incluindo tráfego, varejo, fabricação, construção, educação e muito mais. Os varejistas, por exemplo, entendem melhor o tráfego de pedestres em suas lojas e otimizam suas estratégias de merchandising com a ajuda de soluções inteligentes por vídeo.
  7. Soluções de segurança aceleradas com base em nuvem.
    Os sistemas de segurança com base em nuvem, que reúnem segurança, rede, armazenamento, análises e gerenciamento, estão tornando a implementação muito mais fácil, pois não há necessidade de servidores e software locais. Isso economiza uma quantidade significativa de tempo e custos enquanto amplia ou reduz seus sistemas de segurança.
  8. Maior computação de ponta para colocar IA em todos os lugares.
    O reconhecimento automático de números de placas de veículos (ANPR), alerta automatizado de eventos, contagem de pessoas, mapeamento térmico, detecção de estacionamento ilegal e detecção de capacetes, entre outras aplicações de IA, estão se popularizando no mercado de segurança. Em um futuro próximo, será normal ver câmeras de segurança assumirem tarefas mais inteligentes para ajudar a aprimorar a segurança nas comunidades locais e a eficiência dos sistemas de dados.
  9. Ecossistemas de aplicativos com IA aberta.
    Fornecer plataformas abertas de treinamento com IA para que os clientes criem e treinem diretamente seus próprios algoritmos é uma prática bastante comum em outros setores e agora está surgindo no campo da segurança física. Os clientes terão um entendimento mais profundo acerca de seus próprios negócios e poderão desenvolver seus próprios algoritmos para atender melhor suas necessidades específicas de segurança e seus negócios.
  10. Ênfase na segurança cibernética e privacidade de dados. Proteger os dispositivos e sistemas de segurança contra ataques cibernéticos e estabelecer a privacidade dos dados são questões mais importantes do que nunca. O desafio para as empresas de segurança é a criação de padrões de segurança cibernética de alto nível com a postura de “nunca confie, sempre verifique”.

Comments are closed.