Empresas brasileiras tem ao menos uma tecnologia digital

A tecnologia digital está presente no cotidiano das pessoas e no ramo da indústria o cenário não poderia ser diferente. Afinal, é praticamente impossível avançar se não usar ao menos um dispositivo tech.

E isso é comprovado em números. Em 2016, uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) revelou que 48% das empresas brasileiras implementaram ao menos uma tecnologia digital. Em abril de 2022, a entidade divulgou os resultados da “Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois”. No estudo mais recente, o percentual de empresas com ao menos uma tecnologia digital avançou para 69%, sendo 26% das empresas industriais utilizam de um a três tecnologias e apenas 7% utilizam 10 ou mais.

 

Tecnologia digital

 

Análises de modelos virtuais para projetos, automação, impressão 3D, sistemas integrados para fabricação de produtos e produção com auxílio de inteligência artificial, entre outras estão no rol de dispositivos usados, sendo 86% das grandes empresas utilizam pelo menos uma das 18 tecnologias catalogadas. Para as médias, essa taxa é de 64% e, as pequenas, de 42%.

Para Dijalma dos Santos, CEO da DBios – empresa que atua com back office, outsourcing de TI, serviços de call center e terceirização de profissionais -, os dados deixam claro que a tecnologia tem avançado a passos largos e, cada vez mais, processos manuais têm sido automatizados ou robotizados.“Apesar disso, a necessidade de humanos, seja para operacionalizar os equipamentos ou propriamente para executar tarefas, acredito que esteja longe de ser banida”, afirma Santos. De fato, a demanda por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC e TI In-House no Brasil deve chegar a 797 mil vagas nos próximos três anos, segundo um estudo divulgado em dezembro de 2021 pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais).

Na área de digitalização, alerta o especialista, as ferramentas existentes não são capazes de capturar todos os dados, seja por materiais amassados, letras borradas ou escritas manuais.“Cale lembrar também que mesmo com a ampla adesão à tecnologia, por trás dela sempre teremos humanos, principalmente em áreas em que sejam necessárias emoções ou experiências de vida para atender outras pessoas”, conclui o CEO da DBios.

Foto: divulgação

 

Comentários estão fechados.