Empresas de TI oferecem soluções de adequação à LGPD

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no dia 18 de setembro. Também conhecida pela sigla LGPD, ela garante maior controle e proteção dos cidadãos às suas próprias informações digitais, pois estas somente poderão ser coletadas e manuseadas com o explícito consentimento dos usuários. Em poucas palavras, empresas terão de ser bem mais transparentes sobre o uso que fazem dos dados a partir de agora, do contrário estarão sujeitas a multas e sanções.

A regulamentação é um marco importante para uma era em que dados pessoais são utilizados com alta frequência e intensidade na internet, seja para recomendar produtos e conteúdos, direcionar anúncios ou mesmo sugerir o melhor caminho da casa para o trabalho. Vale destacar que, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, há mais de 130 milhões de internautas no País – número este que segue em constante crescimento.

Mesmo com a vigência da LGPD, no entanto, as penalidades pelo descumprimento só passarão a ser aplicadas em agosto de 2021, período que as autoridades consideraram razoável para que as organizações se adaptem às novas normas. E é nesse contexto que diversas empresas têm oferecido serviços para ajudar nessa providencial tarefa de adequação. A Compugraf, provedora de soluções de segurança da informação, é uma delas.

“Enquanto as corporações realmente preocupadas em se adequar – mesmo que menos da metade delas – já haviam se movimentado, a grande maioria ainda não estava preparada para esse processo”, explica Denis Riviello, head de cibersegurança da companhia. “Por isso, nos unimos à nossa principal parceira para ajudar as organizações que ainda estão na estaca zero da implementação”.

Riviello se refere à plataforma de gestão de privacidade OneTrust. Juntas, as duas companhias lançaram o programa LGPD Fast Track, que promete dar o pontapé inicial na adequação à LGPD em até 24 horas úteis. O escopo inclui templates específicos de LGPD, banner de alerta aos visitantes do site sobre política de cookies, além de acesso no mesmo dia a um ambiente protegido da nuvem para a hospedagem dos dados.

“Para que o processo de efetivação aconteça, a equipe da OneTrust desenvolveu guias de configurações que aceleram a implementação de uma ferramenta de gestão que permite o cumprimento às exigências legais”, explica Riviello.

Comments are closed.