Os 5 maiores ataques hackers da história servem de lição para se prevenir

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A segurança da informação ganha cada vez mais importância, principalmente porque a transformação digital, atualmente, vive uma enorme constância. Basta observar à sua volta para notar que já é comum o fato de que cada vez mais dispositivos como celulares, tablets, notebooks e desktops surgem com novidades inovadoras!

Isto, sem contar os softwares presentes dentro deles, que vão ainda mais além, já que o “mundo digital” abre um leque enorme de possibilidades para todos que sabem utilizá-lo da melhor forma possível; e a tendência é que esse mesmo leque só aumente com o passar do tempo.

E, falando nas pessoas que conhecem muito sobre este ambiente, não poderíamos deixar de citar os hackers (cibercriminosos), que também são beneficiados a cada inovação, uma vez que as tecnologias utilizadas por eles, muitas vezes, podem ser até mesmo de melhor nível que as utilizadas dentro das empresas e residências.

 

Prevenção integrada

 

As tecnologias e recursos da segurança da informação não somente evitam ataques virtuais contra o acesso não autorizado dos dados, mas também previnem a divulgação, modificação, interrupção, inspeção, roubo, destruição e venda dos mesmos.

 

Para garantir isso, é importante pesquisar as ações desses criminosos e buscar orientações para se o serviço no qual você deseja contratar possui a solução para o problema em questão.

 

O aumento dos Ciberataques

 

Para se ter uma ideia da evolução deste “mercado hacker”, destacamos alguns dados de estudos recentes sobre como ele afetou grandes empresas nos últimos anos:

 

Somente em 2021, o Brasil sofreu mais de 88 bilhões de tentativas de ataques, sendo o principal alvo de um dos maiores ataques de DDoS (Negação Distribuída de Serviço, em português) da história, sem contar o aumento constante de ataques durante o ano, que foi 950% maior do que em 2020;

Segundo os entrevistados de uma importante pesquisa sobre ciberataques, pelo menos 85% das organizações sofrem com um ataque Ransomware por ano, no mínimo. Durante o mesmo período, 74% sofrem com ameaças recorrentes;

Em dezembro de 2020, hackers acessaram dados sigilosos referentes à vacina contra a Covid-19, mais precisamente aquela desenvolvida através da união entre Pfizer e BioNtech. A somatória de informações acessadas atinge a marca de 55 documentos, entre eles, e-mails e apresentações de Powerpoint.

Assim, chega-se à conclusão de que a era digital tornou simples a coleta e o armazenamento de dados, o que também facilitou consideravelmente o acesso ilegal e o roubo/ sequestro de dados de qualquer lugar do mundo.

Nesta esteira, as empresas de segurança da informação trabalham constantemente para acompanhar a crescente demanda por proteção contra hackers e golpistas.

Alguns dos benefícios fornecidos por um serviço como este, focando nas empresas:

 

Máxima eficácia contra hackers

 

As tecnologias e recursos da segurança da informação não somente evitam ataques virtuais contra o acesso não autorizado dos dados, mas também previnem a divulgação, modificação, interrupção, inspeção, roubo, destruição e venda dos mesmos.

Para garantir isso, é importante pesquisar as ações desses criminosos e buscar orientações para se o serviço no qual você deseja contratar possui a solução para o problema em questão.

 

 

Correção de vulnerabilidades

 

Devido a pandemia, muitos negócios foram obrigados a migrar parte de sua base de operações para a internet.

 

Logo, sem o menor grau de instrução sobre Segurança da Informação, o resultado pode ser desastroso, pois essas empresas se tornam vulneráveis a diversos ataques realizados por hackers presentes na web.

 

 

 

Proteção avançada de dados

 

A função principal e motivo pelo qual uma empresa dessa categoria é contratada é, justamente, para a proteção de informações confidenciais (ou extremamente sigilosas) contra acessos e divulgações não autorizadas de dados.

Porém, em certos casos, será preciso utilizar de outras ferramentas como a criptografia; além de planos contra ameaças específicas.

 

Os cinco maiores ataques hackers da história

 

Veja abaixo, cinco dos maiores ataques hackers da história, aqueles que causaram prejuízos quase irreversíveis para empresas amplamente reconhecidas no mercado:

 

1 – Yahoo

O ataque aconteceu em 2013 e comprometeu 3 bilhões de contas. Dados como nomes, endereços de e-mail e senhas foram vazados; e a situação se repetiu em 2014, com 500 milhões de contas afetadas.

 

2 – Sony

Em 2011, a empresa sofreu um ataque através de DDoS e, em seguida, aconteceu o vazamento de dados de 77 milhões de usuários da Playstation Network.

Já em 2014, 100 terabytes de dados foram invadidos, contendo informações como dados de funcionários, filmes, entre outros.

 

3 – Ebay

Ainda em 2014, a Ebay sofreu um ciberataque que comprometeu dados de 140 milhões de contas.

Os hackers tiveram acesso a endereços de e-mail e senhas criptografadas dos usuários da plataforma.

 

4 – Comitê Nacional Democrata

Em 2016, o Partido Democrata americano sofreu um ataque hacker que foi responsável pelo roubo de 20 mil e-mails e 8 mil anexos de informações sigilosas sobre os membros do alto escalão do partido. Não à toa, o ataque teve um impacto significativo nas eleições americanas daquele ano.

 

5 – Equifax

A empresa de gestão de crédito americana sofreu um ataque hacker em 2017, comprometendo cerca de 143 milhões de dados de clientes.

As informações confidenciais como nome, data de nascimento, números da previdência social e carteira de habilitação foram vazadas.

 

 

Comentários estão fechados.

CREDENCIAMENTO DISPONÍVEL

Garanta sua credencial gratuita e participe do evento mais esperado para o setor de segurança na América Latina.
CREDENCIE-SE J!
close-link