Segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, todas as formas de violência contra a mulher aumentaram no Brasil em 2022. Com o propósito de integração das ações para o enfrentamento à violência contra as mulheres, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi reeditado, chega a sua segunda edição e teve seu lançamento no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades, em 15 de março.
Repressão aos crimes de gênero
A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e fortalece a estrutura de repressão aos crimes de gênero a partir de duas frentes: a entrega de 270 viaturas para as patrulhas Maria da Penha e a implementação de 40 novas Casas da Mulher Brasileira, locais de acolhimento de vítimas da violência doméstica. Os veículos serão direcionados aos estados proporcionalmente, considerando os indicadores de violência.
Os outros quatro eixos que tratam do assunto foram acionadas, sendo o fomento às políticas de segurança pública com cidadania; às políticas de cidadania; apoio às vítimas da criminalidade; e combate ao racismo estrutural e outros crimes dele derivados. Também foi retomada a Central 180, serviço gratuito e 24 horas que registra denúncias contra qualquer tipo de violência de gênero.
Foto: Digital / PR