Segurança escolar: saiba evitar casos de violência

Os crescentes casos de violência dentro das escolas levantaram o sinal de alerta não apenas para responsáveis pelas crianças e adolescentes e professores, mas também para os administradores de instituições de ensino quanto à segurança.

Existem diversos perigos associados a um evento violento nas dependências escolares e providências preventivas podem ser tomadas, como programas de conscientização às ameaças inerentes, como a discriminação em zonas de convivência.“Uma análise de risco em ambiente escolar é fazer uma avaliação crítica do que pode ocorrer dentro ou fora das salas de aula”, afirma Soane Portela, instrutor de segurança na RS Serviços, empresa de terceirização de portaria, segurança escolar, vigilância e limpeza.

 

Segurança escolar

 

O profissional elenca algumas dicas para manter um ambiente seguro. A primeira dica é incluir atendimento psicológico após tais situações. Antecipadamente, é importante o treinamento de pessoal e a contratação de serviços de segurança. Isso engloba a instalação de câmeras, portões de entrada controlados.

Outro ponto é a promoção da conscientização da comunidade escolar sobre os sinais de alerta de comportamentos violentos e incentivar a denúncia de preocupações apropriadas, além da implementação de um programa de avaliação de risco para identificar alunos que possam apresentar comportamento violento.

Desenvolver um plano de resposta a emergências que inclua evacuação, bloqueio de portas e outras medidas de segurança é também preponderante. “Na possibilidade de uma situação de violência nas dependências escolares, alunos, professores e funcionários precisam estar preparados e cientes de cuidados e procedimentos para assegurar a proteção de todos”, destaca o profissional.

 

Foto: Reprodução

Comentários estão fechados.