Vem aí uma certificação nacional para cidades inteligentes
O que, afinal, caracteriza uma cidade inteligente? E como medir o grau de “inteligência” de um município? Em breve, essas questões serão respondidas por uma certificação em desenvolvimento pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, numa parceria com a prefeitura dessa cidade paulista e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A previsão é de que o instrumento seja lançado em até oito meses.
A Certificação Nacional para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis não visa medir somente o grau de soluções high tech presentes em um planejamento urbano, como sistemas de videomonitoramento de última geração. Segundo os responsáveis pelo projeto, serão considerados múltiplos aspectos que favorecem a eficiência e a qualidade de vida num município, da disponibilização de agendas e serviços eletrônicos até a infraestrutura para mobilidade.
>> Setor de rastreamento de entregas urbanas passa por mudanças
>> Setor de rastreamento de entregas urbanas passa por mudanças
Ainda de acordo com os autores, a certificação não tem o objetivo de funcionar como um ranking, mas sim fornecer indicadores para balizar planejamentos das cidades – bem como estimular investimentos em soluções pelo setor privado.
A certificação está sendo formulada com o apoio de um projeto-piloto em São José dos Campos. O projeto é orientado por normas ISO e inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A meta é estimular o conceito de cidade resiliente, isto é, com planos de melhorias continuados e sustentáveis.
Saiba mais sobre o projeto:
Comentários estão fechados.