62% dos consumidores não compram de empresas que não protegem seus dados
De acordo com dados de uma pesquisa global feita pela Veritas Technologies, especialista em gerenciamento de dados multi-nuvem, os consumidores têm pouca confiança nas organizações no que diz respeito à proteção de seus dados pessoais. Com cada vez mais empresas sofrendo violações de dados e hackers aparentemente um passo à frente, 38% dos consumidores acreditam que a maioria das empresas não sabe como proteger seus dados pessoais.
O Estudo Global de Consumidores sobre Privacidade de Dados 2018, conduzido pela 3GEM, entrevistou 12,5 mil pessoas em 14 países. Os resultados mostram que os consumidores pretendem recompensar organizações que protegem adequadamente seus dados pessoais e punir aquelas que não o fazem, passando a comprar de outras empresas ou a depreciar a reputação da marca.
A Veritas acredita que, com a criação da Regulamentação Geral sobre a Proteção de Dados (GDRP) na União Europeia, muitos consumidores ganharam mais poder sobre seus dados e passaram a observar as empresas bem mais de perto e responsabilizá-las pela proteção de seus dados pessoais.
Quase dois terços (62%) dizem que deixariam de comprar de uma empresa que não protege seus dados, enquanto quase a metade (48%) dos entrevistados dizem que não se manteriam leais a uma determinada marca e considerariam a possibilidade de recorrer a um concorrente.
Oito em cada dez (81%) dizem que pediriam a seus amigos e familiares que boicotassem a empresa, enquanto quase três quartos (74%) afirmam que chegariam ao ponto de denunciar a companhia a órgãos reguladores. Quase dois terços (65%) dos consumidores dizem que postariam comentários negativos sobre a empresa na internet.
No entanto, a pesquisa mostra que os consumidores também pretendem recompensar as empresas que estão protegendo adequadamente seus dados. Três em cada cinco (59%) entrevistados dizem que gastariam mais dinheiro com empresas nas quais confiam em termos de manipulação de seus dados, com mais de um quarto (27%) dispostos a gastar até 25% mais com empresas que levam a sério a proteção de dados.
Segundo a Veritas, a confiança das empresas foi corroída por violações e casos de ampla repercussão, em que foram demonstradas falta de compreensão em relação a como os dados de consumidores por elas mantidos são utilizados ou compartilhados. As empresas devem ser vistas como guardiões confiáveis de dados se quiserem colher as recompensas associadas à construção da confiança do consumidor, aconselha.
Preocupações crescentes em torno da coleta de dados pessoais
Conforme cresce o interesse em como os dados pessoais são utilizados e compartilhados, a pesquisa mostra que os consumidores não concordariam em compartilhar os seguintes tipos de dados pessoais:
- Detalhes sobre finanças pessoais, incluindo renda, empréstimos imobiliários (60%)
- Localização (40%)
- Hábitos de uso da internet (40%)
- Detalhes sobre saúde/registros médicos (38%)
- Orientação sexual (28%)
- Preferências religiosas (26%)
Além disso, os consumidores estão se tornando mais cautelosos sobre como seus dados são compartilhados com empresas e terceiros. Nove em cada dez (92%) entrevistados disseram estar preocupados com a proteção de seus dados pessoais, com dois em cada cinco (40%) dizendo que não têm visibilidade sobre como as empresas estão usando ou compartilhando seus dados. Vinte e um por cento demonstraram grande preocupação em terem seus dados pessoais roubados.