Brasileiros amargam prejuízo de meio bilhão de reais em golpes digitais
Não é preciso ir muito longe quando o assunto é golpes pela internet. Praticamente todo mundo já se deparou com uma oferta tentadora e ao clicar em um link, ver todos os seus dados sequestrados.
A triste realidade pode também ser retratada em números: segundo reportagem do SBT News, estima-se que os brasileiros amargaram o prejuízo que pode chegar à casa de R$ 500 milhões, apenas no ano de 2022.
Fraude online
Os dados apontam que a média foi de 17 tentativas de fraude online por hora e a maioria com êxito, infelizmente. O golpe da compra confirmada (o golpista compra um produto, envia um comprovante de transferência falso e recebe a mercadoria sem ter pago) encabeça a lista, seguida do falso anúncio e do roubo de dados.O perfil das vítimas é de homens (sete em cada 10) com idade em torno dos 30 anos.
Devido à sensação de celeridade que a internet proporciona, em especial nas transações bancárias, especialistas acreditam que os criminosos passaram a ver o ambiente virtual como terreno fértil para as fraudes: “Na internet, é possível atingir milhões de pessoas, o lucro é enorme e caso seja pego,algo mais difícil de se rastrear, num crime desse de estelionato, a pena é baixa”, explica Wanderson Castilho, perito em crimes digitais.
Foto: Reprodução
Comentários estão fechados.