MinC cria secretaria que vai combater pirataria e garantir direitos de quem produz arte

0

O Ministério da Cultura anunciou em outubro de 2017 a criação da Secretaria do Direito Autoral. A declaração foi feita pelo chefe da pasta, o Sérgio Sá Leitão, durante o Summit Antipiratería & Contenidos. Esse é um fórum formado por emissoras, programadoras de conteúdo e órgãos regulatórios que discute a pirataria nos conteúdos audiovisuais na América Latina. Nos 15 anos de existência do evento, essa foi a primeira vez no Brasil.

Segundo o ministro, a criação da secretaria visa estruturar as questões ligadas à pirataria, arrecadação e distribuição dos direitos de quem produz conteúdos culturais.

A norma que regulamenta a produção audiovisual no país é a Lei do Direito Autoral, de 1998. Desde a primeira Conferência Nacional de Cultura, em 2005, havia uma forte cobrança do setor das artes por mudanças na lei, focando sua revisão e atualização.

A revisão da lei foi colocada como meta pela ex-ministra da pasta da cultura durante o governo Dilma, Ana de Holanda. No entanto, sua conclusão aconteceu somente em 2013, durante a gestão da ministra Marta Suplicy.
Na revisão do Artigo 3º desta lei houve a determinação de que o exercício da atividade de cobrança de direitos autorais depende de habilitação prévia em órgão da Administração Pública Federal.

Deixe uma Resposta
BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close