Mercado de segurança pode crescer por meio de franquia, apontam especialistas durante o Conexão Abese

A zona de conforto pode levar os empresários ao insucesso, especialmente em alguns segmentos do mercado onde a concorrência é acirrada.  “Com a pandemia estamos todos sendo desafiados a buscar novas alternativas”, disse o advogado Lázaro de Sá, coordenador do Comitê de Compliance e assessor jurídico da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), na abertura do painel “Modelos de negócios como estratégia de tração das empresas”, durante o evento online Conexão Abese, realizado nos dias 14 e 15 de abril.

Dentre os modelos de negócios que têm crescido no Brasil está o sistema de franchising, apontado pelos palestrantes convidados Batista Giglioti, presidente da Frans Systems Consultoria, e Natan Baril, diretor internacional da ABF e sócio fundador da Baril Advogados. Os dois foram unânimes em afirmar que um dos principais valores para quem se torna franqueado de uma marca é ter acesso ao conhecimento do negócio já estruturado. “Uma rede de franquia se desenvolve a partir de processos de operação formatados e deve ser replicado por meio de ferramentas de gestão e treinamento contínuo”, afirma Baril.

>> Setor de rastreamento de entregas urbanas passa por mudanças

>> A busca por segurança digital garante a ascensão do mercado de certificação

>> #1 – Mulheres são força no mercado de segurança patrimonial

Na prática, a operação do negócio será bem sucedida se houver esta transferência de conhecimento entre franqueador e franqueado. “Muitos me perguntam como escolher uma franquia, em meio a tantas opções com diferentes formatos. Escolha a que faz os seus olhos brilharem. Tem que ter empatia”, recomenda Giglioti. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, são mais de três mil marcas no país com modelos para todos os perfis de empreendedores.

Em relação ao mercado de segurança, os especialistas concordaram que é um dos que mais tem oportunidade para crescer, principalmente no segmento de plataformas digitais.

Outro ponto importante do debate diz respeito à Circular de Oferta de Franquia, inserida na nova lei 13.966/19 que torna a relação entre franqueador e franqueados mais transparente desde o início da negociação. Assim, o interessado por uma franquia tem o direito de receber todas as informações da marca, como balanços financeiros, ações judiciais, taxas de publicidade, entre outros documentos.

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close