Como a Inteligência Artificial pode ser usada na gestão de projetos

Com apenas um smartphone, as empresas têm a facilidade de controlar tudo o que ocorre interna e externamente, o que contribui diretamente para o seu sucesso. Porém, o fator humano é essencial para o êxito da apuração, troca e expansão de dados e a presença de um gerente de projetos torna-se fundamental, auxiliando as equipes envolvidas e contando com uma ferramenta importante nesse processo: a Inteligência Artificial.

Por exemplo, o gerente pode simular possíveis soluções dentro deste mesmo software e definir novas ações com base naquilo que é analisado, calculado, projetado e, em seguida, as projeções de resultado são comunicadas aos membros das equipes e stakeholders afetados por esta mudança. “O grande segredo do sucesso na adoção da IA é o conjunto de dados usados para o treinamento dessas ferramentas. É preciso muito cuidado, afinal é dessa massa de dados que os processos de machine learning vão identificar padrões vencedores e passar a aplicá-los nos projetos em execução”, explica Caio Tomaz, especialista em Gestão de Projetos, certificado Project Management Professional e Professional Scrum Master.

 

Gerenciamento de projetos

 

Em números, Tomaz comenta, até 2027, existe a expectativa que mais de 88 milhões de pessoas em todo o mundo provavelmente estejam trabalhando em gerenciamento de projetos, e o valor da atividade econômica orientada a projetos terá atingido US$ 20 trilhões. De acordo com o Standish Group, 35% dos projetos realizados no mundo são bem-sucedidos, o que significa o desperdício de uma quantidade enorme de tempo, dinheiro e oportunidades. Ele explica que isso ocorre porque muitas empresas ainda adotam o uso de planilhas, apresentações e outros APPs que não evoluíram muito nas últimas décadas, tornando-se insuficientes num ambiente em constante mudança.

Outro levantamento, este da consultoria Gartner, apontou que essas novas tendências tecnológicas para o gerenciamento de projetos estão chegando em breve, prevendo que até 2030, 80% das tarefas de gestão de projetos serão executadas por IA. Ou seja, todos devemse preparar. “Os gerentes de projetos não desaparecerão, mas será necessário abraçar essas mudanças e as novas tecnologias. Atualmente, pensamos em equipes de projetos multifuncionais como um grupo de indivíduos, mas em breve será possível pensar neles como um grupo de humanos e de robôs”, conclui o especialista.

Foto:  Sean Gladwell/Getty Images

Comentários estão fechados.