Edward Snowden diz todos os governos ao redor do mundo tentam enfraquecer criptografia

O uso da criptografia em aplicativos e plataformas tem sido questionado por governos em todo o mundo pela preocupação de que criminosos explorem a tecnologia para ocultar atividades ilegais online. No entanto, propostas para enfraquecer ou minar a criptografia forte podem, na verdade, deixar os usuários mais vulneráveis a ataques cibernéticos e atividades criminosas.

A afirmação é de um grupo de organizações da sociedade civil e empresas de tecnologia de todo o mundo, que se uniu para promover o uso de criptografia forte no primeiro Dia Global da Criptografia, realizado no último dia 21 de outubro.

“Se a criptografia for enfraquecida, pessoas morrerão”, afirmou o ex-agente de inteligência dos EUA, Edward Snowden, que denunciou o monitoramento feito pela Agência de Segurança Nacional. Ele participou de debate sobre o tema com outros especialistas ao redor do mundo.

“Teria sido impossível para mim denunciar o que vi sem criptografia. Minhas primeiras mensagens para jornalistas foram feitas com ela e, sem criptografia segura de ponta a ponta, é impossível imaginar a produção de qualquer jornalismo investigativo corajoso”, disse.

“Apesar disso, governos em todo o mundo estão tentando enfraquecer a criptografia, solicitando que as plataformas criem ‘backdoors’, ou portas de acesso,  para o policiamento. Vi em primeira mão como os governos podem abusar do poder que têm para acessar os dados pessoais de inocentes em nome da segurança nacional. Enfraquecer a criptografia seria um erro colossal, que poderia colocar milhares de vidas em risco.”

Para Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, “proteger a criptografia forte é essencial para resguardar os direitos humanos de milhões de pessoas no mundo todo. Todos têm direito à privacidade e à segurança – que só podem ser mantidas com criptografia segura de ponta a ponta. O enfraquecimento da criptografia coloca todos nós em risco”.

“Quando começamos a Wikipedia, era proibitivamente caro usar criptografia segura para todas as páginas do site, mas sempre foi uma prioridade nossa e a introduzimos assim que pudemos. Agora, não há desculpa para não usar criptografia – governos e plataformas de tecnologia têm o dever de proteger o público”, afirmou.

Organizado pela Global Encryption Coalition, instituição com mais de 200 membros de todas as regiões do mundo, o Dia Global da Criptografia teve uma série de eventos ao redor do mundo mostrando como a segurança depende do uso da criptografia em diferentes aspectos da vida.

Por ocasião da data, a coalizão lançou a campanha Vire a Chave, em que pede ao público, empresas e governos ao redor do mundo que adotem serviços criptografados. Além disso, jornalistas investigativos de renome mundial aderiram publicamente à campanha em uma carta aberta.

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close