Empresas estão superando o desafio de integrar sistemas tecnológicos  

Em uma única mesma empresa, a quantidade de sistemas tecnológicos nela empregados atende cada departamento e investir em novos aparatos é essencial para facilitar o dia a dia, bem como manter-se na competitividade. Pesquisa da FGVcia revela que os gastos e investimentos em TI chegaram a 8,7% da receita das companhias em 2022, incluindo equipamentos, instalações, suprimentos e materiais de consumo, além software, serviços, comunicações e custo direto e indireto com pessoal próprio e de terceirizados.

Contudo, muitas vezes essas tecnologias não “conversam entre si”, represando informações que poderiam ser difundidas como um todo. Relatório anual da MuleSoft, empresa da Salesforce, pesquisou 1.050 CIOs e tomadores de decisão de TI e mostrou que as organizações usam uma média de 1.061 aplicativos diferentes, mas apenas 29% desses APPs, em média, estão atualmente integrados.

 

Integração de sistemas

 

Para evitar esse desafio, a integração de sistemas é uma necessidade crescente dentro nas organizações. Trata-se em conectar um sistema a outro de modo que as informações circulem de forma integrada, automatizada e rápida para que a empresa tenha melhor controle de dados, agilizando os processos de decisão, além da redução de despesas, burocracia e gargalos operacionais.

Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, explica que a integração entre os sistemas de uma empresa, assegura ainda, ampla disponibilidade para uma comunicação segura e sem obstáculos e traz diversas vantagens para as organizações. Dentre suas vantagens está além da fluidez do envio e recebimento de dados, está no controle e melhor gestão das vendas, estoque, distribuição, logística, fluxo de caixa e nota fiscal, gerando redução de custos, além da diminuição de erros e maior produtividade da equipe.

 

Exemplos

 

Na indústria, a Raízen, produtora mundial de etanol de cana-de-açúcar, anunciou em fevereiro a parceria com a consultoria britânica de tecnologia da informação Aveva, que vai ajudar a companhia a consolidar a integração dos dados dos seus 30 parques de bioenergia. Com o uso do PI System, Raízen vai padronizar a captação e análise das informações de todos os parques. O sistema será implementado como fonte integradora de todos os dados produzidos pelos ativos de cada departamento da produtora, presente em processos como SAP, análise de produção dos laboratórios, Data Warehouse e Power BI. A inserção nesse sistema vai de encontro com os objetivos do programa SER+ (Sistema de Excelência Raízen), movimento que busca integrar seus 40 mil funcionários em uma só cultura de melhoria contínua.

Outro exemplo está no campo da saúde, na qual a integração de sistemas facilita não apenas o processamento de informações, mas traz dados ricos que podem auxiliar todo um sistema entre bairros, municípios e o estado, consequentemente, no País.

Em Rondônia, o Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, em Porto Velho, é o primeiro laboratório da América Latina a possuir um sistema integrado automatizado. A plataforma é composta por vários equipamentos interfaceados, ou seja, que se comunicam uns com os outros automaticamente, atendendo às necessidades pertinentes à química clínica, imunoquímica e hematologia, gerando mínima manipulação humana na realização de exames de média e alta complexidade. ‘‘Conseguimos dar respostas mais rápidas e com mais qualidade, em até 2 horas para pacientes da Unidade de Terapia Intensiva – UTI, de até 4 horas para pacientes internados e, no mesmo dia, aos de ambulatório. Os resultados dos exames chegavam a demorar de 30 a 40 dias, quando as amostras eram enviadas para serem analisadas fora do Estado’”, explica Paulo Giroldi, diretor do Lepac.

Outro case é o Centro de Inteligência de Gestão Estratégica Estadual do SUS (Cieges), cuja plataforma agrega e busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta.

Foto: divulgação

Comentários estão fechados.