Equipamentos usados na Copa garantiram segurança no réveillon
Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Pernambuco e o Rio de Janeiro empregaram nas festas de virada de ano equipamentos adquiridos para a Copa do Mundo 2014. São Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCM), além de Plataformas de Observação Elevada (POE) e Imageadores Aéreos.
Esses equipamentos foram comprados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (SESGE/MJ), e doados aos 12 Estados que sediaram jogos da Copa, com a premissa de que fossem empregados posteriormente no cotidiano da segurança pública, constituindo importante legado para a população.
“O uso desses equipamentos consolida e confirma uma política implementada pelo Ministério da Justiça, que teve como maior garantir a segurança dos grandes eventos e deixando um legado material importante. Além do legado material, o importante é destacar a integração das instituições de segurança nessas ações cotidianas de segurança pública”, diz o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues.
Estrutura
No Rio Grande do Sul, foram empregados os CICCM e as POEs no litoral, em especial nos municípios de Torres e Tramandaí. Todos as outras cidades utilizaram os CICC Regional nas principais atividades de virada de ano. Bahia e Pernambuco usarão os imageadores aéreos, acoplados em helicópteros.
Já o Rio de Janeiro foram utilizados os CICCMs em Ipanema e Copacabana, com apoio dos imageadores aéreos, que também atuarão na zona oeste e região dos lagos. Os CICCs também foram o coração da segurança em Amazonas, Ceará e Distrito Federal.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Justiça