Evento do Sesvesp analisou o cenário nacional de segurança privada

0

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

De 16 a 18 de março empresários discutiram, no XI Fesp – Fórum Empresarial de Segurança Privada do Estado de São Paulo, promovido pelo Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo), os rumos do setor de segurança privada. “Temos uma grande bandeira no momento que é o Estatuto da Segurança Privada, instrumento jurídico que, ao substituir a legislação atual, proporcionará avanços ao setor. Com ele, poderá haver um combate efetivo à clandestinidade e pirataria empresarial que mancha a atividade regularmente constituída”, explicou João Eliezer Palhuca presidente do Sesvesp.

Discussões e palestras

O evento da segurança privada teve como pano de fundo as questões jurídicas, administrativas e econômicas do segmento, debatidas em palestras da ex-ministra do STJ Eliana Calmon, do tenente-coronel da reserva Diógenes Lucca, do economista-chefe do Bradesco, Octávio Manoel Rodrigues de Barros, e do antropólogo e ex-comandante do Bope Paulo Storani, que deu consultoria ao diretor de cinema José Padilha no filme Tropa de Elite.

A jurista Eliana Calmon explicou os caminhos processuais nos tribunais brasileiros e suas peculiaridades de entendimento dos julgados. Teceu críticas à lentidão dos trâmites, ressaltando os prejuízos que isso gera aos empresários e cidadãos. A ex-ministra do STJ se mostrou favorável, também, a uma reforma no judiciário.

O especialista em negociação em situações extremas e consultor de segurança da TV Globo, Diógenes Lucca, fez uma analogia da experiência profissional à frente do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais da Policia Militar de São Paulo – com o dia a dia do empresário de segurança, sempre mostrando as lições que aprendeu no campo com as situações de administração de empresas.

A análise do cenário econômico nacional ficou por conta de Octávio de Barros, economista-chefe do Bradesco. Ele disse que os anos de 2015 e 2016 serão duros, pois será necessário uma reordenação fiscal, promovida pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy, e que levará o país a atingir índices favoráveis a longo prazo.

Por fim, o antropólogo e ex-integrante do BOPE Paulo Storani, fez uma apresentação sobre trabalho de equipe e comprometimento com o trabalho em alusão ao filme Tropa de Elite, cujo personagem Capitão Nascimento foi inspirado em seus depoimentos ao diretor do filme, José Padilha. Segundo Storani, nenhum plano de segurança pública pode deixar de lado o poder do Sesvesp. “As empresas e o efetivo que compõem o Sesvesp necessariamente têm de fazer parte do planejamento de qualquer ação de política pública para a segurança pensada pelo governo do Estado. Contudo, hoje ninguém planeja segurança pública no país”, sentenciou.

Parceria

Durante o XI FESP, o Sesvesp firmou parceria com o Sebrae para a oferta de cursos voltados ao empreendedor e seus negócios. De acordo com o consultor do Sebrae Marcio Bertolini, a parceria vai oferecer, num primeiro momento, cursos EAD (Educação a Distância) de gestão empresarial. “Dentro do site do Sesvesp, o empresário vai encontrar cursos rápidos, objetivos de forma prática, nada rebuscada, mas para o empreendedor possa abrir e gerir o próprio negócio”, explicou.

A iniciativa do convênio partiu do Sesvesp, que procurou o Sebrae a fim de dar mais suporte gerencial e gestão de negócio às suas associadas. Uma comitiva técnica do órgão providenciou uma primeira gama de cursos que ficarão abrigados no site do Sesvesp, com fácil acesso.

Segundo Bertolini, um segundo passo, que consiste na formatação de uma cartilha específica do segmento de segurança privada, já está em desenvolvimento. O objetivo é que os empresários tenham uma maior proximidade com os assuntos propostos e, consequentemente, um maior poder de retenção de conhecimento dos cursos disponibilizados pelo Sebrae.

Fonte: Sesvesp

Deixe uma Resposta

CREDENCIAMENTO DISPONÍVEL

Garanta sua credencial gratuita e participe do evento mais esperado para o setor de segurança na América Latina.
CREDENCIE-SE J!
close-link