É consenso entre executivos, especialistas e pesquisas de mercado que a pandemia de Covid-19 acelerou um processo em ampla expansão no mundo: o da transformação digital. Cada vez mais empresas procuram entrar no ambiente virtual, mas fatores como insegurança, custos, hábitos e falta de informação ainda são observados em empresas que pensam em aderir ao online ou ampliá-lo.
“O coronavírus abriu os olhos das empresas de que o digital é um caminho sem volta”, afirma Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil e diretor da WSI Brasil, unidade local da maior empresa de franquias de marketing digital do mundo, que recentemente deu início a um plano de expansão no país. “As empresas que ainda não estiverem no online precisam chegar lá. Aquelas que já estão, precisam investir mais e melhor no digital para retomar o crescimento no pós-pandemia.”
Para Rodrigo Correia da Silva, especialista no mercado de saúde e CEO da Startup Suprevida, a crise causada pela Covid foi um divisor de águas para a chamada “mudança tecnólogica” – o que é na verdade, em sua visão, uma mudança comportamental. Segundo Silva, com a pandemia “todos tivemos que nos adaptar, desapegar de soluções travadas em locais físicos e a internet respondeu bem ao desafio”. “A mudança não retroagirá, portanto, as organizações que teriam tempo para essa adaptação perderam esse benefício e em poucos meses se não se adaptarem estarão no horizonte de extinção”, alerta.
Segundo os especialistas, estar em um ambiente virtual não só é essencial como proporciona às empresas uma série de vantagens competitivas, como fortalecimento de marca, ampliação de clientes, geração de negócios, melhor comunicação com mídias sociais e mais facilidade de entender a concorrência.
Cunha destaca outro importante benefício do ambiente virtual. “O grande valor do mundo digital é que ele é mensurável. Você consegue identificar se o seu público-alvo é o correto, se você está navegando nas mídias sociais melhores, onde esse público está navegando. Esse banco de dados, de informações, tornou-se muito valioso”, ensina.
Para quem ainda tem receio de estar no ambiente virtual, Silva lembra que atualmente não é necessário nem gerar custos extras para dar início ao projeto. “A presença no ambiente virtual é imprescindível, no entanto, ela não precisa significar investimentos. Hoje há uma série de empresas que topam fazer os pesados investimentos e facilitar essa transição para seus clientes no formato de remuneração por taxas de uso ou taxas de serviço bastante competitivas”, lembra.
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