Pandemia reforça importância do ambiente digital para empresas, dizem especialistas

É consenso entre executivos, especialistas e pesquisas de mercado que a pandemia de Covid-19 acelerou um processo em ampla expansão no mundo: o da transformação digital. Cada vez mais empresas procuram entrar no ambiente virtual, mas fatores como insegurança, custos, hábitos e falta de informação ainda são observados em empresas que pensam em aderir ao online ou ampliá-lo.

“O coronavírus abriu os olhos das empresas de que o digital é um caminho sem volta”, afirma Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil e diretor da WSI Brasil, unidade local da maior empresa de franquias de marketing digital do mundo, que recentemente deu início a um plano de expansão no país. “As empresas que ainda não estiverem no online precisam chegar lá. Aquelas que já estão, precisam investir mais e melhor no digital para retomar o crescimento no pós-pandemia.”

Para Rodrigo Correia da Silva, especialista no mercado de saúde e CEO da Startup Suprevida, a crise causada pela Covid foi um divisor de águas para a chamada “mudança tecnólogica” – o que é na verdade, em sua visão, uma mudança comportamental. Segundo Silva, com a pandemia “todos tivemos que nos adaptar, desapegar de soluções travadas em locais físicos e a internet respondeu bem ao desafio”. “A mudança não retroagirá, portanto, as organizações que teriam tempo para essa adaptação perderam esse benefício e em poucos meses se não se adaptarem estarão no horizonte de extinção”, alerta.

Segundo os especialistas, estar em um ambiente virtual não só é essencial como proporciona às empresas uma série de vantagens competitivas, como fortalecimento de marca, ampliação de clientes, geração de negócios, melhor comunicação com mídias sociais e mais facilidade de entender a concorrência.

Cunha destaca outro importante benefício do ambiente virtual. “O grande valor do mundo digital é que ele é mensurável. Você consegue identificar se o seu público-alvo é o correto, se você está navegando nas mídias sociais melhores, onde esse público está navegando. Esse banco de dados, de informações, tornou-se muito valioso”, ensina.

Para quem ainda tem receio de estar no ambiente virtual, Silva lembra que atualmente não é necessário nem gerar custos extras para dar início ao projeto. “A presença no ambiente virtual é imprescindível, no entanto, ela não precisa significar investimentos. Hoje há uma série de empresas que topam fazer os pesados investimentos e facilitar essa transição para seus clientes no formato de remuneração por taxas de uso ou taxas de serviço bastante competitivas”, lembra.

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close