Pesquisa mostra que ataques de ransomware direcionados dobraram em 2022

A empresa de cibersegurança Kaspersky revelou que durante os primeiros dez meses de 2022, a proporção de vítimas atacadas por ransomware direcionado quase dobrou em comparação com o mesmo período de 2021.

Em seu relatório sobre crimeware, disponível neste disponível neste link, o crescimento indica que as gangues de ransomware continuaram dominando e melhorando suas técnicas. Foram detectadas mais de 21,4 mil variantes de ransomware, e a parcela de afetados por tais golpes quase dobrou, com 0,026% contra 0,016% em 2021, em relação aos ataques por malware em 2022.

 

Ransowares mais populares

 

Como mostram investigações recentes da Kaspersky, o grupo “Lockbit” continua sendo uma das variantes de ransomware mais populares, podendo em emboscar especialistas em cibersegurança adicionando novas opções, como assumir o domínio da máquina infectada e criar um caminho para redefinir as credenciais do sistema operacional.

Outra descoberta encontrada pela empresa é o “Play”, nova variante de ransomware menos conhecida, o que torna sua análise mais difícil. “Seu código não tem nenhuma semelhança com outras amostras de ransomware, mas ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento. O que chamou a atenção dos pesquisadores é que o ‘Play’ contém uma funcionalidade encontrada recentemente em outras variantes avançadas de ransomware: a autopropagação”, explica nota da companhia.

A recomendação, além de obter e atualizar sistemas de segurança, para evitar vulnerabilidades é a necessidade de fazer backups regulares e armazená-los offline.

Comentários estão fechados.