Tecnologia e capacitação são aliadas na segurança patrimonial

Após um longo período de pandemia, empresas e pessoas ainda estão se reestabelecendo e retomando as atividades presenciais, o que inclui investir em negócios e imóveis. E esse cenário também deu brecha para o aumento danos ao patrimônio. Para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo registrou 5.240 roubos e furtos a residências entre janeiro e agosto de 2023, uma média de 21 casos por dia ou um a cada hora, apurou o G1.

Outro dado pertinente, do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, aponta um aumento de 6,5% nos roubos a estabelecimentos comerciais e de 11% em assaltos a instituições financeiras no Brasil.Entidades do setor, como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado (Sindilojas-SP), estão em articulação com o Poder Público para diminuir a insegurança e fomentar a tomada de medidas. Para tanto, encaminharam, em agosto, ao governo estadual, à prefeitura e às secretarias de Segurança Pública, um documento com sugestões e ações pedidas com base nas reclamações relatadas pelos comerciantes.

Empresários e moradores também incluíram a segurança patrimonial na lista de itens essenciais. Pesquisa da Avantia, desenvolvedora de tecnologia para segurança eletrônica, mostra que 45% das empresas do mercado brasileiro pretendem aumentar seus investimentos em segurança, e mais de 40% planejam direcionar recursos para potencializar a tecnologia de seus dispositivos e sistemas de vigilância.

 

Capacitação

 

Muito embora haja a celeridade na contratação de uma empresa de segurança patrimonial, importante saber a idoneidade da prestadora e se a mesma atente aos requisitos legais de funcionamento. “Toda instituição especializada em segurança precisa ter autorização de funcionamento e certificado de segurança emitido pelo Departamento da Polícia Federal. E para ser certificada, deve cumprir uma série de exigências que envolvem da validação do uniforme até a aquisição de armas, equipamentos e veículos”, destaca Sidemir Inácio, diretor presidente da Padrão Serviços.

A partir da escolha do prestador, este realiza uma pesquisa aprofundada do patrimônio a ser resguardo, ouvindo o histórico, rotinas e atividades, para que seja aplicada o melhor pacote de segurança, aponta o gestor. “A mão de obra precisa ser qualificada e com treinamento contínuo, o que inclui tecnologia e inovação. No nosso caso, contamos com uma equipe de plantão e pronto atendimento 24 horas e fazemos pesquisas técnicas para formulação de projetos personalizados a cada cliente, analisando os riscos dentro dos estabelecimentos, identificando as possíveis vulnerabilidades em segurança”, esclarece.

 

Entre o Fator Humano e o Fator High-tech

 

Quando o assunto é segurança patrimonial, dois elementos são importantes para o êxito da proteção: fator humano e tecnologia. E um se correlaciona com o outro, ou seja, de nada adianta ter um sistema de monitoramento eficiente se o operador não conta com um treinamento robusto.

A supervisão é um ponto importante, salienta André Luiz Bertol, gerente de Operações da Security Segurança e Serviços: “É essencial, porque serve como elo entre os colaboradores, a empresa e o cliente. Isso é especialmente relevante em um contexto em que os clientes buscam cada vez mais a excelência nos serviços contratados”, diz.

Por meio de uma abordagem assertiva, contínua e com feedback, os vigilantes não são apenas orientados, mas também prestam o serviço com mais segurança, sendo possível identificar oportunidades de melhoria e agir rapidamente para corrigir qualquer desvio. Bertol acrescenta que nessa dinâmica ativa são aplicadas estratégias de prevenção de situações que possam afetar a segurança do local. “Um dos nossos grandes desafios é o uso excessivo de aparelhos celulares durante o expediente. E graças a função, essas situações podem ser identificadas e resolvidas antes que representem uma ameaça à segurança patrimonial”, conclui.

Foto: divulgação Security Segurança e Serviços

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