Uso de drones no combate à Covid-19 na América Latina
A Covid-19 é uma realidade que afeta toda a América Latina e, com isso, muitos países tomaram medidas para controlar essa pandemia e incluíram drones como parte de suas estratégias para impedir a propagação do vírus. Os equipamentos ajudam a monitorar as cidades e o tráfego, mas também aumentam a conscientização entre os transeuntes para manter distância entre as pessoas e evitar aglomerações.
A DJI e seus colaboradores na América Latina apoiaram a integração de drones para ajudar a combater a crise que enfrentamos. Para continuar promovendo a inovação, resumiremos alguns casos de iniciativas contra o COVID-19 implementadas na América Latina.
Argentina
Muitos países tiveram dificuldades em cuidar de todos os pacientes com Covid-19 devido à falta de recursos e espaço. Devido ao crescimento alarmante de casos confirmados da doença na Argentina, o governo lançou a construção de 11 hospitais modulares para atender pacientes.
Devido à gravidade dessa pandemia, esses hospitais devem ser construídos o mais rápido possível. Para agilizar o planejamento dessas obras, o governo argentino apoiou a ARS Argentina, distribuidora autorizada pela DJI, na execução de tarefas de levantamento e mapeamento usando drones.
Drones e imagens de área de alta definição oferecem uma solução rápida e precisa para coletar informações de terreno para a indústria da construção. Utilizando plataformas como o Phantom 4 Pro, foram realizadas pesquisas topográficas e geração de mapas digitais para planejar a construção dos 11 hospitais modulares. Poucas horas após a realização das pesquisas, todas as entidades envolvidas no projeto possuíam as informações necessárias para iniciar o projeto.
Brasil
A prefeitura do São Sebastião, no litoral do estado de São Paulo, utilizou um Mavic 2 Enterprise Dual equipado com uma câmera térmica para medir a temperatura dos transeuntes. Além disso, também foi equipado com alto-falante que recomenda formas de prevenção contra a Covid-19 e ajuda a dispersar aglomerações em espaços públicos. Na sua primeira semana de funcionamento, o equipamento foi capaz de identificar três pessoas acima da temperatura de 38 graus, um dos possíveis sintomas da Covid-19, todas em situação de aglomeração.
Da mesma forma, a Polícia Estadual do Tocantins implementou drones para a supervisão de áreas públicas na cidade de Palmas. Os drones serão usados em locais populares entre os cidadãos como avenidas com alta atividade comercial. Os drones que eles servem ajudam as autoridades a monitorar grandes áreas rapidamente e sem a necessidade de expor policiais a multidões.
Colômbia
A Polícia Colombiana está entre as organizações mais proativas na integração de drones em suas operações. Eles têm uma grande variedade de modelos para todas as ocasiões, como o Inspire 1, o Matrice 200 Series e o Mavic 2 Enterprise. Após a ameaça representada pela Covid-19, a polícia colombiana direcionou todos os seus esforços e a frota de drones para conter o vírus.
México
Já são registrados mais de 51 mil casos confirmados no país, com uma grande concentração desses casos na Cidade do México. Como resultado, as entidades governamentais estabeleceram a suspensão de todas as atividades comerciais não essenciais e peço aos cidadãos que permaneçam em suas residências.
Para garantir a ordem e o cumprimento das medidas de emergência contra a Covid-19, as autoridades estaduais e municipais lançaram operações apoiadas por drones para monitorar áreas públicas e transmissão de rádio das medidas sanitárias recomendadas.
Nas cidades de Jojutla, Atizapán, Puebla e Quintana Roo, entre outros, eles têm soluções integradas, como o Mavic 2 Enterprise, com alto-falantes para espalhar mensagens como: “Fique em casa”, “Lave as mãos com frequência”, entre outras. Essas mensagens ajudam a manter a população alerta para a situação em que o país se encontra e a lembrar as medidas preventivas que ajudam a impedir a propagação desse vírus contagioso.
Peru
A Polícia Nacional do Peru, por meio da Diretoria Nacional de Aviação, lançou o programa de monitoramento de áreas públicas para a prevenção e contenção da Covid-19. O programa se concentrou na província constitucional de Callao, onde mais de um milhão de habitantes residem em uma área de 147 km².
Com a ajuda do DJI Flighthub, a Diretoria Nacional de Aviação implementou um sistema de gerenciamento centralizado, onde é possível obter imagens e vídeos das áreas monitoradas em tempo real. Dessa forma, as forças policiais podem verificar o cumprimento do isolamento social obrigatório imposto pelo governo.
Paraguai
No Paraguai, o Ministério do Interior está usando o Mavic 2 Enterprise para instruir medidas de precaução para os cidadãos que vão ao estoque em supermercados e shopping centers. Usando alto-falantes, as autoridades transmitem mensagens sobre distância e higiene contra a propagação da Covid-19 enquanto aguardam para entrar no estabelecimento.
Comentários estão fechados.