Uso de drones no combate à Covid-19 na América Latina

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A Covid-19 é uma realidade que afeta toda a América Latina e, com isso, muitos países tomaram medidas para controlar essa pandemia e incluíram drones como parte de suas estratégias para impedir a propagação do vírus. Os equipamentos ajudam a monitorar as cidades e o tráfego, mas também aumentam a conscientização entre os transeuntes para manter distância entre as pessoas e evitar aglomerações.

A DJI e seus colaboradores na América Latina apoiaram a integração de drones para ajudar a combater a crise que enfrentamos. Para continuar promovendo a inovação, resumiremos alguns casos de iniciativas contra o COVID-19 implementadas na América Latina.

Argentina

Mapeamento resultante de áreas designadas 

Muitos países tiveram dificuldades em cuidar de todos os pacientes com Covid-19 devido à falta de recursos e espaço. Devido ao crescimento alarmante de casos confirmados da doença na Argentina, o governo lançou a construção de 11 hospitais modulares para atender pacientes.

Devido à gravidade dessa pandemia, esses hospitais devem ser construídos o mais rápido possível. Para agilizar o planejamento dessas obras, o governo argentino apoiou a ARS Argentina, distribuidora autorizada pela DJI, na execução de tarefas de levantamento e mapeamento usando drones.

Drones e imagens de área de alta definição oferecem uma solução rápida e precisa para coletar informações de terreno para a indústria da construção. Utilizando plataformas como o Phantom 4 Pro, foram realizadas pesquisas topográficas e geração de mapas digitais para planejar a construção dos 11 hospitais modulares. Poucas horas após a realização das pesquisas, todas as entidades envolvidas no projeto possuíam as informações necessárias para iniciar o projeto. 

Brasil

A prefeitura do São Sebastião, no litoral do estado de São Paulo, utilizou um Mavic 2 Enterprise Dual equipado com uma câmera térmica para medir a temperatura dos transeuntes. Além disso, também foi equipado com alto-falante que recomenda formas de prevenção contra a Covid-19 e ajuda a dispersar aglomerações em espaços públicos. Na sua primeira semana de funcionamento, o equipamento foi capaz de identificar três pessoas acima da temperatura de 38 graus, um dos possíveis sintomas da Covid-19, todas em situação de aglomeração. 

Da mesma forma, a Polícia Estadual do Tocantins implementou drones para a supervisão de áreas públicas na cidade de Palmas. Os drones serão usados ​​em locais populares entre os cidadãos como avenidas com alta atividade comercial. Os drones que eles servem ajudam as autoridades a monitorar grandes áreas rapidamente e sem a necessidade de expor policiais a multidões. 

Colômbia 

Polícia de Barranquilla patrulha o bairro com drones 

A Polícia Colombiana está entre as organizações mais proativas na integração de drones em suas operações. Eles têm uma grande variedade de modelos para todas as ocasiões, como o Inspire 1, o Matrice 200 Series e o Mavic 2 Enterprise. Após a ameaça representada pela Covid-19, a polícia colombiana direcionou todos os seus esforços e a frota de drones para conter o vírus. 

México

Unidade de Monitoramento COVID-19 de Atizapán 

Já são registrados mais de 51 mil casos confirmados no país, com uma grande concentração desses casos na Cidade do México. Como resultado, as entidades governamentais estabeleceram a suspensão de todas as atividades comerciais não essenciais e peço aos cidadãos que permaneçam em suas residências. 

Para garantir a ordem e o cumprimento das medidas de emergência contra a Covid-19, as autoridades estaduais e municipais lançaram operações apoiadas por drones para monitorar áreas públicas e transmissão de rádio das medidas sanitárias recomendadas. 

Nas cidades de Jojutla, Atizapán, Puebla e Quintana Roo, entre outros, eles têm soluções integradas, como o Mavic 2 Enterprise, com alto-falantes para espalhar mensagens como: “Fique em casa”, “Lave as mãos com frequência”, entre outras. Essas mensagens ajudam a manter a população alerta para a situação em que o país se encontra e a lembrar as medidas preventivas que ajudam a impedir a propagação desse vírus contagioso. 

Peru

Centro de Gerenciamento e Vigilância por Vídeo de Callao

A Polícia Nacional do Peru, por meio da Diretoria Nacional de Aviação, lançou o programa de monitoramento de áreas públicas para a prevenção e contenção da Covid-19. O programa se concentrou na província constitucional de Callao, onde mais de um milhão de habitantes residem em uma área de 147 km². 

Com a ajuda do DJI Flighthub, a Diretoria Nacional de Aviação implementou um sistema de gerenciamento centralizado, onde é possível obter imagens e vídeos das áreas monitoradas em tempo real. Dessa forma, as forças policiais podem verificar o cumprimento do isolamento social obrigatório imposto pelo governo. 

Paraguai 

No Paraguai, o Ministério do Interior está usando o Mavic 2 Enterprise para instruir medidas de precaução para os cidadãos que vão ao estoque em supermercados e shopping centers. Usando alto-falantes, as autoridades transmitem mensagens sobre distância e higiene ​​contra a propagação da Covid-19 enquanto aguardam para entrar no estabelecimento. 

Comments are closed.