Home Notícias PM passará a utilizar câmera nas fardas durante ações
0

PM passará a utilizar câmera nas fardas durante ações

0
0

Fonte: A Cidade ON

As fardas dos policiais militares de São Paulo terão câmeras acopladas. A medida foi anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. A proposta, ainda em caráter inicial, é proteger quem está dos dois lados da lente, ou seja, cidadãos e policiais. A adoção do equipamento também aumentará a qualidade das provas produzidas no local das ocorrências.

A câmera operacional portátil, chamada de COP, deverá ser utilizada em momentos de atendimento de ocorrência, de interação e nos quais seja necessário o uso de força, bem como em abordagens e atividades de apoio, fiscalizações, acidentes, buscas, varredura e manifestações. Ainda não há uma data para que as câmeras comecem a ser utilizadas nas fardas de policiais na região de Campinas. Segundo a corporação, no momento ocorrerão testes em uma unidade da corporação na capital.

“Inicialmente, serão 120 câmeras instaladas em policiais do 37º batalhão, que atuam nas regiões do Capão Redondo e do Jardim Ângela”, afirmou o tenente-coronel Robson Cabanas Duque, um dos responsáveis pelos estudos a respeito do sistema. Por enquanto a unidade será a única a utilizar o dispositivo.

Estudo

O estudo conduzido pelo tenente-coronel da PM e que conta com a participação de mais de 20 profissionais da corporação indicou ainda outros pontos positivos advindos da gravação das ações.

“Policiais que usaram estes dispositivos afirmaram que, como o equipamento registrava suas ações, houve preocupação ainda maior com técnicas e táticas empregadas. Ou seja, aumentou a cobrança pessoal de cada um acerca dos próprios atos”, ressalta.

Para o especialista em segurança e advogado Gustavo Artêmio as imagens tendem a ser algo a mais. “Acho que pode ajudar a entender os processos de certas situações. Isso é bom para os dois lados. Sem falar que são provas quando necessárias”, afirmou.

Ele lembrou também que em caso de incidentes justificáveis, as imagens são uma ferramenta para proteger os policias de falsas acusações.

Esse modelo de vigilância é usado no exterior já há algum tempo. Segundo o relatório da Human Rights Watch, 25% dos policiais usam as “body cameras” nos Estados Unidos. Um estudo conduzido durante um ano na Califórnia mostrou que, em turnos nos quais os policiais usavam as câmeras, o uso de violência caiu pela metade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *