Confira 4 dicas para desenvolver um projeto de segurança eficiente

0

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Em locais com um alto fluxo de pessoas, como condomínios, universidades e edifícios comerciais, os cuidados com a segurança devem ser redobrados – é necessário saber quem está circulando pelo ambiente e por onde cada pessoa passou – daí a importância de soluções inteligentes de segurança eletrônica. Usar câmeras de monitoramento, mas não ter controle de acesso, por exemplo, torna a iniciativa ineficaz, pois a qualidade do projeto também depende da integração destas tecnologias.

“As empresas só entendem a necessidade de um sistema bem planejado quando acontece alguma intercorrência, mas é preciso investir em prevenção”, destaca o diretor da Seal Telecom, Cristiano Felicíssimo. Neste cenário, o executivo aponta quais quesitos devem ser considerados na hora de desenvolver um projeto de segurança.

Controle de acesso
Saber quem entra e saí do ambiente é fundamental. “Existem diversas soluções disponíveis no mercado. O ideal é avaliar cada ambiente individualmente para entender qual a que melhor se encaixa às demandas”, explica Felicíssimo. A biometria é considerada um dos métodos mais seguro de identificação, pois baseia-se em características próprias e exclusivas de cada um. Outra alternativa é o controle por dispositivos móveis. Também é possível a combinação de ambas as soluções.

Videomonitoramento
Segundo o executivo, todo projeto precisa contar com o apoio das câmeras – o tipo do equipamento e as funcionalidades vão variar de acordo com a complexidade e necessidade de cada ambiente. “O planejamento pode contemplar a inclusão de câmeras em pontos estratégicos e que serão monitorados pela equipe responsável pela segurança ou até mesmo um centro integrado de comando e controle, no qual o próprio sistema dará os alertas”. Sistemas auxiliares como Análise Inteligente de Vídeo auxiliam na identificação de incidentes e aumentam a eficiência da solução.

Segurança perimetral
Monitorar eletronicamente o perímetro externos de áreas que precisam ser controladas para evitar acessos não-autorizados também é um quesito que merece atenção. “Em geral, esse tipo de tecnologia é aplicada em alambrados e cercas e são extremamente eficientes para monitorar qualquer vibração, tentativa de corte ou escalada”.

Detecção a alarme de incêndios
De acordo com Felicíssimo, o sistema de prevenção e combate a incêndio controla os ambientes por meio de detectores de fumaça, de aspiração, acionadores manuais, entre outros meios, permitindo que haja um monitoramento preciso de ameaças. “Quando se trata de um foco de incêndio, poucos segundos são importantíssimos para para salvar vidas. Identificar uma ameaça e agir antecipadamente, evitando um caso mais grave, é imprescindível. É sempre melhor prevenir do que remediar”, finaliza.

Deixe uma Resposta

CREDENCIAMENTO DISPONÍVEL

Garanta sua credencial gratuita e participe do evento mais esperado para o setor de segurança na América Latina.
CREDENCIE-SE J!
close-link