Condomínio de luxo: 4 pontos de atenção para manter a segurança

A diminuição da circulação de dinheiro em espécie tem atraído os olhos dos criminosos para joias e bens de valor, como bicicletas de alto padrão. Para não se tornar um alvo, condomínios de luxo colocam cada vez mais a segurança em evidência. Desde o treinamento dos colaboradores e orientações aos próprios moradores, até soluções tecnológicas e construção de espaços para delivery, além do serviço de concierge aliado à segurança.

Quem explica as tendências que estão sendo utilizadas tanto por condomínios já habitados quanto pelos em construção é Átila Cordova, CEO da MAGAV, que há 10 anos faz consultoria de segurança patrimonial e organizacional utilizando técnicas israelenses, com forte atuação em Curitiba, Porto Alegre e agora em São Paulo. A empresa sentiu um aumento de 70% em 2022 na procura por consultoria de segurança, principalmente por incorporadoras de luxo.

 

Pontos de atenção

 

Compras online e Delivery

Desde a pandemia, as portarias tornaram-se um centro de recepção de e-commerce e delivery de restaurantes. E para não abrir mão da segurança, foi preciso se adaptar. Conforto e segurança geralmente entram em conflito, por isso é importante uma análise minuciosa da rotina de cada condomínio para entender como nivelar essa balança. “Sem dúvida, as portarias ficaram abarrotadas de entregas e isso veio para ficar. Novos empreendimentos já estão trabalhando na concepção do espaço de delivery e entregas, alguns até mesmo com geladeiras, mesas aquecidas ou monta-cargas, aqueles elevadores de comida, além disso os armários inteligentes que homologados com a maioria dos serviços de entregas facilitam o controle, avisam o morador na hora e geram um registro quando ele retira. Por outro lado, tem condomínios que optam pela contratação de um concierge que leva as entregas até a unidade, alinhando conforto, com uma espécie de hotelaria e segurança”, conta Cordova.

Outra dica é ter certeza da solicitação do serviço ou da entrega e utilizar os meios existentes no condomínio para recebimento seguro. Em caso de prestador de serviço, solicitar com antecedência dados como nome completo e documento e fazer a checagem do documento com foto na portaria. Em caso de suspeitas, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo 190.

 

Tecnologia

Atualização tecnológica é sempre um ponto de questionamento em condomínios. “Investir em sistemas eficazes significa usar a tecnologia alinhada ao procedimento e realidade do condomínio. De nada adianta investir em softwares de última geração se o funcionário que for operar não receber a capacitação adequada”, orienta. Tecnologia de vídeo monitoramento inteligente, utilizando imagens com detecção analítica que auxiliam no monitoramento, estão em alta, assim como controle de acesso com reconhecimento facial.

 

Festas e eventos

Comemorações devem receber uma atenção diferenciada, por fugir da rotina do condomínio. “Infelizmente, é comum criminosos se utilizarem de momentos de maior movimento para acessar ou tentar enganar a portaria, por isso, um controle maior se faz necessário. Indicamos, no mínimo, a obrigatoriedade de lista completa de convidados, com nome e sobrenome – existem aplicativos de gestão condominial que já ajudam nesse processo. Dependendo da festa, um planejamento específico é importante. Já fizemos eventos em residências e condomínios para 100 até 500 pessoas, é um processo que exige atenção e depende do público convidado, já que alguns podem chegar até de helicóptero ou com sua equipe de segurança própria. Independente do tamanho é preciso seguir alguns padrões como avaliar se o condomínio tem estrutura para receber a quantidade de convidados, aumentar o efetivo durante a data, e pensar no período de montagem e desmontagem”, explica.

 

Dados Pessoais

O Brasil foi líder mundial em vazamentos de dados em 2020 segundo a pesquisa realizada pela Kaspersky (empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital). “É possível que as quadrilhas se utilizem disso e também de fontes abertas como redes sociais e sites de pesquisa. É importante monitorar seus dados online: faça você mesmo uma pesquisa do seu nome online, do endereço de seu condomínio e veja o que encontra, é também importante o cuidado das informações offline como, por exemplo, o lixo onde descartamos etiquetas com nome e endereço. Há pessoas que jogam fora até extrato de conta bancária sem destruir antes”, orienta Cordova.

 

E, para finalizar, é sempre importante respeitar as normas de acesso. “De forma geral, as pessoas não gostam de serem identificadas ao chegarem a sua própria casa. Mas a norma para um deve ser para todos. É importante blindar fisicamente e moralmente os funcionários que atuam no controle de acesso e segurança, ter regras bem definidas e sistemas que auxiliem a manutenção de uma cultura e respeito às normas. Assim como as leis, as regras em condomínio devem ser aprovadas em assembleias e seguidas por todos. Condomínios são pequenas sociedades que precisam de direcionamento, normas e possuem uma cultura própria”, comenta o especialista em segurança.

Por outro lado, o excesso de educação também pode ser um problema: “É comum permitir o acesso de estranhos segurando a porta, para não ser grosseiro e, assim, acabar não suspeitando de falsos visitantes”. Vale lembrar que boletins de ocorrência são de extrema importância, pois a segurança pública precisa de dados e estatísticas para direcionar suas forças, além de auxiliar na investigação, prisão e recuperação dos bens”, conclui Átila Cordova.

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close