Novas ferramentas recuperam arquivos sequestrados por hackers
Em tempos de sistemas informatizados nas grandes e pequenas empresas, cresce a cada dia os riscos e ameaças de ransomware, tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser reestabelecido.
Na tentativa de minimizar esse problema, uma empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem lançou essa semana duas ferramentas para ajudar os usuários e organizações a lutarem contra os perigos do ransomware. Trata-se das soluções Trend Micro Crypto-Ransomware File Decryptor Tool e a Trend Micro Lock Screen Ransomware Tool, desenvolvidas pela Trend Micro.
Segundo a companhia, se a máquina de uma empresa ou indivíduo é infectado por um ransomware que bloqueia a tela do aparelho, a ferramenta Ransomware Lock Screen irá ajudar os usuários a terem acesso à sua tela, mesmo que o malware esteja bloqueando o modo normal e de segurança com rede. Um dos principais objetivos destas ferramentas é impedir que usuários e empresas afetadas não cedam à pressão em pagar o resgate apenas para recuperar os seus dados confidenciais.
Campanha de conscientização
Os prejuízos causados pelo ransomware são tão graves que a Trend Micro também está atuando globalmente para promover uma campanha de conscientização, a fim de que usuários e organizações não cedam à taxa de resgate quando dados confidenciais forem sequestrados. Segundo a companhia, pagar o dinheiro do resgate não garante que a vítima terá seus arquivos cruciais de volta.
“Na verdade, há casos registrados em que os autores pediram novamente outro resgate após o pagamento inicial”, explica a companhia em nota à imprensa. Por isso, a recomendação principal é que os usuários e organizações implementem medidas preventivas no backup de dados, por exemplo. Além disso, a sensibilização das empresas aos funcionários sobre como agir quando se deparar com e-mails ou ou sites maliciosos é de igual importância.