Lombada consegue identificar aparato suspeito em veículos
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia anunciou um novo equipamento que permite a visualização da parte inferior externa de carros. Trata-se de uma lombada ultilizada para vistoriar veículos com acesso à Arena Fonte Nova durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Criado pela polícia baiana, o quebra-molas de metal possui quatro câmeras embutidas. Segundo o órgão, o dispositivo assegura a identificação de qualquer aparato suspeito, o reconhecimento do condutor e dos passageiros, além do registro da placa.
A lombada eletrônica de varredura foi instalada em agosto, no portão da ala sul da área externa da Arena Fonte Nova. O equipamento também possibilita o envio de imagens em tempo real para quatro monitores controlados por integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) posicionados no local.
Coordenador de Vídeo-Monitoramento do Centro de Operações, Paulo Mascarenhas, foi um dos criadores do mecanismo já utilizado pela polícia baiana. “Com ele é possível verificar veículos de pequeno, médio e grande portes, carros de passeio, micro-ônibus e ônibus, garantindo maior segurança para os torcedores”, explicou. Estreando nas Olimpíadas, o aparelho, ainda não batizado, será aperfeiçoado e utilizado em outros eventos no estado.
Fonte: A Tarde