Adecoagro aposta em sistema de rádio digital para elevar segurança no transporte de carga
Garantir a segurança e eficiência no transporte de cargas, prevenindo acidentes, é essencial para a produção agrícola brasileira. O controle dessas atividades reduz a exposição dos colaboradores a riscos e ajuda a evitar prejuízos com o desperdício de produtos.
Com isso em mente, a Adecoagro decidiu instalar um sistema de rádio digital da Motorola Solutions, que permite o contato direto com os motoristas de caminhões e oferece gerenciamento mais completo do transporte.
A instalação faz parte do projeto de transformação digital em curso em duas das unidades da empresa no Mato Grosso do Sul. Hoje, a Adecoagro possui cerca de 6.500 funcionários e três unidades industriais com capacidade de moagem de aproximadamente 14,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.
O sistema conecta os motoristas diretamente com o Centro de Operações Agrícolas (COA) da empresa, responsável por identificar gargalos que possam comprometer a produtividade e a otimização de recursos.
“Com isso, aumentamos nosso nível de segurança e evitamos perdas de tempo indevidas e erros de percurso, com o redirecionamento de rotas em caso de imprevistos”, diz Marcus Vinicius Silva Migliorança, supervisor do COA e de Geotecnologia na Adecoagro.
>> Como a tecnologia de controle de acesso traz segurança na retomada de escolas e faculdades?
>> Pesquisa aponta que empresas globais operam com menos de 40% de seu potencial digital
De acordo com ele, a implementação do sistema já levou a uma redução no número de acidentes e na perda de carga. Os caminhões da companhia rodam mais de nove milhões de quilômetros por ano, o equivalente a doze viagens de ida e volta à lua.
A solução da Motorola oferece suporte a aplicações de gerenciamento de frota, controle de velocidade, integração de soluções de gravação de voz e dados, rastreamento de localização por GPS e relatórios gerenciais, entre outros.
Além disso, relatórios gerados por meio de monitoramento em tempo real auxiliam na análise da qualidade do trabalho, como a utilização de cercas virtuais para monitorar o tempo que uma pessoa ou veículo passa em determinado local, além de fornecer informações sobre excesso de velocidade, ajudando a conscientizar e prevenir acidentes.
Os planos futuros da parceria incluem possível expansão do projeto no cluster do Mato Grosso do Sul para os demais equipamentos da operação, como plantio, tratos e preparo de solo, e também de ampliação para a unidade Monte Alegre (MG), além do uso de outras aplicações ao agronegócio e a integração com sensores.
Comentários estão fechados.