Aumento do acesso à internet na pandemia impulsiona venda de soluções de segurança e escalabilidade

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O aumento no tráfego de internet e a consequente necessidade de maior segurança cibernética em função da pandemia do novo coronavírus vêm estimulando negócios no setor. A Athos, fornecedora brasileira de soluções da A10 Networks para provedores, divulgou que superará sua meta de vendas para o ano de 2020 em 20%.

De acordo com a empresa, as boas notícias se devem à crescente demanda pela solução A10 Thunder CFW 1040, que inclui recursos de segurança e escalabilidade 5G. A solução também garante proteção contra ameaças 4G / LTE, bem como ameaças emergentes de segurança no 5G. 

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso da internet no Brasil cresceu entre 40% e 50% durante a quarentena. “Os pequenos provedores de internet são os responsáveis por levar a conectividade aos locais onde não há cobertura de grandes operadoras. Eles atendem a pessoas físicas que dependem da internet para trabalhar, estudar, se recolocar no mercado de trabalho e se entreter”, afirma Alexandre Durante, CEO da Athos.

“Com este cenário, estimamos um aumento de 15% no volume de negócios neste mercado”, diz ele. A expansão de vendas da empresa acontece principalmente nas regiões Norte e Nordeste. 

A solução da A10 traz ainda recursos de CGNAT (Carrier Grade NAT, um tradutor de endereços de internet), que ajuda a atender à demanda dos servidores diante da escassez de endereços IPv4. 

Eles foram esgotados em setembro de 2015, e são utilizados ainda em cerca de 70% das consultas online. Endereços adicionais devem ser comprados através de um leilão e são bastante caros, com valores que aumentaram quatro vezes nos últimos cinco anos. 

Assim, as operadoras mantêm um pool de endereços IP que são compartilhados entre seus assinantes e alocados conforme eles acessam a rede. Mas um aumento repentino no acesso pode sobrecarregar os sistemas. O CGNAT torna seguro e eficaz esse compartilhamento. 

 

 

Comments are closed.