Campanha alerta sobre regras para uso de drones no País

0

shutterstock_149828675Está em consulta pública até 3 de outubro, no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), uma proposta de norma para a regulamentação do uso de aeromodelos e aeronaves remotamente pilotadas (RPA), na sigla em inglês), popularmente conhecidas como “drones”. No Portal, é possível acessar o formulário para o envio de sugestões a respeito do assunto.

Para alertar a população do uso adequado dessas aeronaves, a Secretaria de Aviação da Presidência da República lançou a campanha Drone Legal, que inclui cards nas redes sociais, vídeos e releases.

A campanha é uma das ações do GT (grupo de trabalho) coordenado pela Secretaria junto aos ministérios da Justiça, Defesa (MD), MDIC (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Abin (Agência Brasileira de Inteligência), DPF (Polícia Federal), RFB (Receita Federal), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

No Brasil ainda não há um controle efetivo do número de drones. Nos Estados Unidos, a CEA (Consumer Electronics Association) – associação norte-americana que reúne empresas ligadas à indústria tecnológica de consumo – prevê para 2015 um aumento de 63% nas compras de drones em relação a 2014, chegando à marca de 700 mil aeronaves controladas remotamente naquele país.

Para o diretor de Gestão e Planejamento de Navegação Aérea Civil, Rafael Botelho, a aderência da campanha em diversos segmentos do setor mostra que a conscientização da sociedade se faz necessária, visto que é uma atividade nova e se tornando cada vez mais popular no País.

“Em constante crescimento, a segurança na utilização é imprescindível, tanto para o operador quanto para terceiros. É essencial que todos vejam as regras de operação para o uso adequado desses equipamentos”.

Uma das maiores universidades de aviação do mundo, a norte-americana Embry-Riddle, aderiu à campanha de conscientização e a divulgou em suas redes.

O DroneShow Latin America, evento que reúne especialistas, fabricantes, importadores, prestadores de serviços e usuários da tecnologia no Brasil, também difundiu a iniciativa em seu portal. A Abrapac (Associação Brasileira de Pilotos na Aviação Civil) e a Asagol (Associação dos Aeronautas da Gol) já manifestaram interesse em entrar na campanha.

Após o período da consulta pública, os integrantes do Grupo de Trabalho farão revisões de suas respectivas regras. A regulamentação ainda prevê minimizar ônus administrativos e burocracia, já que as regras estão estabelecidas de acordo com o nível de complexidade e risco envolvido em cada operação.

 

[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=OlbBiUB81ko”]

 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria de Aviação da Presidência da República e da Agência Nacional de Aviação Civil

Deixe uma Resposta
BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close