França investirá 1 bilhão de euros para criar exército de hackers
O governo francês pretende investir até 1 bilhão de euros no treinamento de jovens hackers até o fim de 2019, segundo informações publicadas pela agência de notícias Reuters. O plano do país é criar um exército de espiões cibernéticos talentosos para combater os esforços de desestabilização digital. Os passos nesta direção já estão sendo dados, pois dezenas de exercícios e testes foram realizados nos últimos meses para encontrar pessoas com o perfil adequado.
“As ameaças vão crescer e a frequência e sofisticação dos ataques está aumentando sem descanso”, disse o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, em dezembro, depois de desvelar o novo comando operacional cibernético do exército. “O próximo desafio na defesa cibernética não será apenas detectar os ataques, mas continuar nossas operações militares em meio a um ataque cibernético, enquanto usamos o ciberespaço para lançar nossas próprias operações”, completou.
O “quarto exército”, como tem sido chamado, deverá ser composto por 3.200 soldados digitais. Há seis anos, apenas 100 militares eram treinados para esse tipo de função.