Home-office internacional: aumenta número de companhias de TI que contratam brasileiros

O mercado de Tecnologia da Informação tem atraído olhares de empresas estrangeiras em busca de profissionais brasileiros. Um dos motivos é que muitas empresas que não atuavam de forma remota antes da pandemia foram obrigadas a mudar a gestão de profissionais.

Quem vê esse movimento é a Icon Talent, companhia especializada em recrutamento e seleção com foco no setor de TI.  De acordo com a companhia, o aumento de empresas estrangeiras buscando profissionais nacionais aumentou 20% no ano passado. A perspectiva é que a procura continue crescendo neste ano. A IDC Brasil projeta 11% de crescimento em 2021, de acordo com a IDC Brasil – International Data Corporation (IDC).

Para Christina Curcio, sócia da Icon Talent, a demanda na área de TI teve seu processo acelerado pela pandemia. “As empresas estão buscando profissionais com perfil técnico, mas que olhem e atuem com as outras áreas de negócio, trazendo soluções e inovações para as empresas. As áreas que tiveram um grande aumento na contratação foram as de e-commerce, soluções digitais, automação, varejo, empresas de canais omnichannel, logística, saúde, agronegócio, soluções de mobilidade, infraestrutura de TI e consultorias”.

>> Pesquisa aponta que empresas globais operam com menos de 40% de seu potencial digital

>> Empresas do setor de segurança patrimonial têm contratado mais mulheres

>> Lançado pela Siemens Smart Infrastructure, sistema Desigo CC V5.0 impulsiona a transformação digital de edifícios

No entanto, a companhia estima que entre os candidatos que se candidatam para vagas de empresas baseadas fora do Brasil, apenas 5% apresentam um currículo mais detalhado. “Isso vale para informações como projetos relevantes executados, maiores desafios profissionais, informações sobre a empresa em que trabalhou, como ramo e tamanho, atualização de cursos realizados e contatos de recomendações de onde atuou”, pontua.

Outro dado interessante é com relação à língua estrangeira: metade dos candidatos que citam possuir inglês avançado em seus currículos são reprovados em testes de conversação, e 15% desistem do processo ao saber da existência de entrevista em outra língua.

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close