Uso de drones aprimora a segurança perimetral

Os drones vieram para ficar. Segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), os cadastrados no SISANT (Sistema de Aeronaves não Tripuladas) já ultrapassam 100 mil aeronaves. E esse equipamento pode ser vantajoso para a segurança perimetral, sendo ideal para detecção de objetos, reconhecimento de atividades, operações de busca, facilitando a vigilância e o monitoramento.

Uma pesquisa da Zion Market Research aponta que o mercado de drones de segurança residencial deve crescer para quase 975 milhões de dólares, até 2030, no mundo. “

Segundo Marcos Betelli, analista de Pré-Projetos da Loomy Smart Solutions, empresa de Empreendimentos Inteligentes para Tecnologia Avançada e Telecom, eles estão cada vez mais sendo considerados em projetos de segurança, em especial na área de ronda. “É possível planejar e programar missões de patrulhamento aéreo, onde o drone faz a ronda perimetral”, explica.

 

Drones e IA

 

Segundo o profissional, essa utilização na segurança perimetral proporciona visualização a longa distância e em áreas maiores e acidentadas, que poderiam demandar tempo de uma pessoa alcançar determinado ponto, por exemplo.

Além da eficiência em tempo real, os drones também podem ser incrementados com o uso da Inteligência Artificial. “Com essa tecnologia, eles podem aprender e reconhecer padrões, o que é útil para identificar comportamentos estranhos ou situações de risco. Isso torna o monitoramento ainda mais eficiente e ajuda a prevenir possíveis problemas”, conclui Betelli.

 

Foto: reprodução

Comentários estão fechados.